quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sinónimo para exploração - Reforço

Parece que estou a ler um jornal desportivo, 'Reforço de verão assegurado, contratado jovem para jogar sem receber'...

reforço de verão – estágio não remunerado

A empresa proprietária de sítios de Internet , inicia fase de recrutamento para estudantes de comunicação social, vertente de jornalismo.O estágio será feito em regime de part-time e durante o período de férias universitárias.

Será dada a possibilidade ao estagiário de, durante o período de colaboração, trabalhar em ambiente de redacção, elaborar notícias, fazer reportagens, entrevistas, etc.

Turnos disponíveis:
09h-14h
14h-19h
19h-24h

Requisitos:
Estudante de comunicação social/jornalismo
Disponibilidade total e imediata
Conhecimento e gosto por desporto

Pró actividade, autonomia, espírito de equipa, capacidade de trabalhar sob pressão e polivalência

Cito desde já a seguinte parte do texto: 'Será dada ao estagiário(...) trabalhar em ambiente(...) fazer entrevistas...'... Sim meninos e meninas, somente isso será vos 'dado'... Vocês irão trabalhar, fazer, realizar, produzir... Tudo isto, 'dado' de graça... Sem querer nada em troca ! !

Que orgulho; ser um 'reforço de verão', é o mesmo que dizer ' Olha não vás para a praia divertir te neste verão, vem aqui para o nosso escritório trabalhar... Receber? Não me facas rir, ganhar dinheiro, isso é para meninos, homem que é homem trabalha sem receber'.

Basicamente, os funcionários desta empresa vão todos de ferias, precisam de alguém para tapar buracos, então só há uma solução...Mete-se aqui uma cambada de estagiários ! ! Não ganham, sabem provavelmente mais ou o mesmo de quem ali trabalha, senão sabem, rapidamente aprendem e no fim serão 'dados' dezenas de pontapés bem aplicados no posterior deles...

E o que estes estagiários necessitam de ter como requisitos...?
'Estudantes de jornalismo' - basicamente é como dizer 'pessoal que sabe trabalhar nisto'.
'Autonomia, espírito de equipa' - uma leve contradição, mas vá lá, até pode ser aceitável.
'Capacidade de trabalhar sob pressão' -pelos vistos não existe trabalho sem pressão agora, secalhar os cursos deviam por nos seus currículos, a disciplina de 'Introdução a pressão'.
'Polivalência' - claro, quanto mais o estagiário fizer... Melhor ! ! Paga-se o mesmo no final do mês ! !

Tenho de começar a aplicar estes conceitos noutros mercados a ver se resulta...
'Reforço de verão - empregada(o) doméstica não remunerada',
'Reforço de verão - cozinheiro(a) não remunerado',
'Reforço de verão - funcionário(a) não remunerado' (ter alguém para ir trabalhar por mim nos dias em que não me apetece).
Para todas estas ofertas, o candidato(a) deve ter experiência no seu campo, capacidade de trabalhar sobre pressão, gosto na área, polivalência e... Ser ESTÚPIDO que nem uma porta para aceitar estas condições TODAS sem RECEBER...

A mim só me apetece dizer a esta empresa que procura 'reforços de verão' o seguinte:
Ex.(ª) Sr.(ª)
Será vós 'DADA' a possibilidade neste verão, de serem 'REFORÇADOS' no vosso posterior por um colossal cano de um enorme paquiderme indiano, que gosta de trabalhar sobre 'PRESSÃO' com diversas posições 'POLIVALENTES' ! !

Sem comentários: