quarta-feira, 24 de junho de 2009

O 'Novo' Software


E lá vem mais um novo software...

Todos os anos, aparecem novas versões para os softwares de edição, manipulação, criação... Basicamente levamos a mesma sanduíche da empresa criadora com mais algumas novidades. Antigamente entre uma versão e outra, tínhamos alguns anos, para adaptarmos-nos, dominar, enfim, estarmos prontos para o decifrar. Agora...Chiça, canudo, ainda estamos a ver as novidades do novo software, já estão a divulgar o próximo...

Os softwares são criados tão rapidamente que até ultrapassam o calendário... Autocad2010, 3D StudioMax2010...Canudo até fico tonto, já nem sei em que ano estou, se alguém me diz 'Ah e tal, já tenho o novo Autocad...' fico baralhado, mas qual? O deste ano? O do próximo? Qual versão???? Oiço comentários na minha mente como: 'Então ainda não tens o novo Photoshop? Estas claramente a viver ainda na idade da pedra...'. Compro um computador este ano e prontos... Sinto que esta desactualizado para trabalhar com o software do suposto próximo ano que saiu no mês anterior...

Mas também há coisas maravilhosas ... O novo software tem uma nova ferramenta, o anterior só fazia 'smoothing' e este agora faz 'extra smoothing' ! ! Ou, as 'boxs' agora estão do lado esquerdo e não no direito... Agora sim, consigo criar muito melhor...

Tomemos o exemplo do Adobe Photoshop, será que quando vão a uma entrevista, perguntam 'Então, já sabe trabalhar com o novo Photoshop CS4?'. Eu nunca ouvi isso, aliás o mais comum até é perguntarem por pacotes da Macromedia (apesar de já não existir). O que só prova que muitas das empresas do mercado nem estão interessados em andar a comprar novos softwares todos os anos.

Mas, sempre é melhor não correr riscos, meto no meu currículo... Adobe Photoshop 6.0, 7.0, CS, CS2, CS3, CS4, CS5,CS23, CS45,CSpecialEdition100... Impressiono qualquer pessoa com isto...Já não tenho CV; tenho uma enciclopédia de conhecimentos informáticos em programas desactualizados e noutros que ainda nem saíram...

Sinceramente, salvo raras excepções as diferenças de um software para outro são mínimas, é só mesmo para nos enganar... Era mandar essas empresas todas após acabarem a sua nova aplicação, para a África mais densa, onde pudessem ser acarinhados por um qualquer indígena com um marsupilani de 30 cm, enquanto explicavam-lhe o que de bom trouxe o novo software ao mercado...

Sem comentários: