quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Testemulho

Um dia destes, no meu novo posto de trabalho, sugeriram-me que fosse falar com a directora pedagógica para ver se ela me dava umas ideias para o plano de marketing. Afinal, ela está em contacto com todos os assessores de cada curso da escola, que certamente lhe transmitem o feedback dos alunos (os "clientes" da escola, em última instância).

Lá fui ao gabinete dela tentar ter um diálogo produtivo. Ela foi muito mal-educada. Atendeu o telefone uma data de vezes e deixou entrar pessoas no gabinete outras tantas, durante a entrevista, sem sequer pedir licença.

Entrou um miúdo que tinha precisado de apanhar um táxi por causa de um acidente que tinha tido. Ela contou o troco à frente do puto e disse-lhe que ia mandar a conta à mãe dele, com uma frieza e uma antipatia como eu nunca vi.

Além disto, enquanto eu lhe fazia perguntas e tentava obter as suas sugestões e opiniões pessoais, as respostas que ouvia centravam-se nisto:
- Não sei.
- Isso não lhe posso dizer.
- Não me compete a mim...
- Eu estou aqui muito limitada a esta gabinete... Gostava de a ajudar, mas não posso.
- Não é a minha área.

Depois começou a chorar-se sobre a falta de capacidades logísticas da escola, a falta de meios para fazer isto ou aquilo, enfim... Que pessoa tão negativa!


Onde é que eu quero chegar com isto tudo?


Meus amigos, ai de mim se responder a alguém "não é a minha área", que por acaso era a resposta que devia ter dado aquando deste pedido. Sim, porque os trabalhadores hoje em dia têm de ser flexíveis! Senão, não há lugar para eles!

Se eu chamar a atenção para algo que está mal, sou uma negativista que apenas se centra nos problemas em vez de procurar soluções, e por isso não sirvo para a empresa.

Portanto, o que realmente me deixa fodida é que esta incompetente, esta frustrada cheia de falta de sexo, é antipática, mal-educada, não se mete em nenhum assunto que não tenha a ver com a área dela, mas ganha mais do dobro que eu por mês... Será por ter uns 40 anos? Eu nunca achei que a idade fosse documento, mas incompetente como é, tem de haver outra razão que justifique uma diferença tão grande.

E os jovens continuam a ser os mais produtivos, os que lutam por aquilo em que acreditam, os que mais trabalham, os que mais contribuem, e os que menos se negam a fazer o que quer que seja. E os que ganham menos...
- Porque "não têm experiência", mesmo que trabalhem há 5 anos...
- Porque são considerados "pouco flexíveis" e por isso não merecem ser aumentados...
- Simplesmente porque são jovens, e os seus contratos nem são renovados sequer.

O saco vai enchendo... Até quando?

Os resultados da sondagem...
http://6thnonsense.blogspot.com/

2 comentários:

Bruno B. disse...

Já não me recordo como vim dar a este site mas tenho-o nos bookmarks há algum tempo. Hoje com paciência decidi ler com atenção a última estória que publicaste. Passei também os olhos pelas outras. Digo-te, com sinceridade, amei! Amei a ironia, o sentido de humor, a inteligência e a perspicácia. Há tantos textos por aí, não só na net como em todo o lado, que nada dizem de substancial...mas os teus são refrescantes e recordam-me que ainda há pessoas atentas. Não digo isto para te engraxar pois nem te conheço. Mas parabéns!

Um Designer do Mundo

Anónimo disse...

QUEREMOS MAIS!